Ainda preciso melhorar
Coaching, Mudança Comportamental

Ainda preciso melhorar muito

As coisas que fazia nunca estavam boas como eu esperava. Olhava para meu trabalho, para as coisas às quais me dedicava, e sempre me vinha o pensamento de que ainda teria o que melhorar. Por praticamente toda a minha vida eu sentia isso. Meu nível de autoexigência era tão, tão elevado, que poucas vezes eu conseguia atingi-lo. E quando o atingia, pensava: não fiz nada de mais. Era o mínimo que eu esperava. E mantendo este nível de autoexigência, eu continuava sempre insatisfeita comigo mesma. Nunca me sentia boa o bastante para minhas próprias expectativas – e para o que eu acreditava que o mundo esperava de mim. Era um eterno ciclo de expectativas, frustrações e culpa.

Aos poucos, fui percebendo que eu não precisava pegar tão pesado comigo mesma. Não precisava exigir de mim a perfeição. Nem ficar tão incomodada quando não atingisse minhas elevadas expectativas. Comecei a perceber que eu não precisava fazer tudo sempre impecável. Que eu podia… Errar! Uau, que libertação… Me permitir fazer as coisas com mais leveza, não revisar meus trabalhos tantas vezes, investir menos tempo e energia buscando a perfeição!

Se você também tem este nível de autoexigência, calma, calma: tem solução! Você pode começar por passos simples! Experimente fazer este exercício:

– Escreva sobre todas as situações que não saíram como você esperava no decorrer do último ano. Por que elas não atingiram sua expectativa? Qual era sua melhor intenção ao agir como agiu? Há algo que você poderia fazer diferente numa próxima situação semelhante? O que de melhor você aprendeu com estas situações?

– Agora, escreva sobre as coisas boas que você fez, viveu e conquistou no último ano. Vá relembrando as situações, permita-se sentir orgulho de si mesmo, permita-se sentir gratidão pelo que viveu.

É muito provável que, ao escrever sobre estas experiências, você se dê conta de que houve inúmeras situações positivas às quais você não deu tanta importância, ao passo que as situações negativas podem ter ficado martelando na sua cabeça por dias, semanas, meses! De agora em diante, que tal começar a olhar para as situações “negativas” com olhos de aprendiz e dar mais valor às situações “positivas”, comemorando suas pequenas vitórias?

Se você se identificou com este texto, provavelmente também se identificará com o Programa de Coaching em Grupo que começarei na semana que vem:

O Leader Empowerment é um programa para você desenvolver sua autoconfiança e aprimorar suas competências para obter resultados pessoais e profissionais muito melhores!

Para saber mais, acesse: oquemais.com.br/leader-empowerment/

As inscrições vão apenas até este domingo, 03/09, corre lá! 😉

Posts relacionados