Dia das mulheres
Muda o Mundo, Mudança Comportamental

Todo dia é dia das mulheres!

Feliz dia das mulheres!
“Ei, Marina, você está atrasada…”
Não estou, não!

Todo dia é dia das mulheres! Todo dia é dia de tratar com amor, afeto, reconhecimento e respeito todas as mulheres, sem falta!

Todo dia é dia de lutar pela igualdade de direitos, de lutar para que as mulheres possam caminhar livremente sem serem assediadas, sem medo de serem abusadas, e se isso infelizmente acontecer, sem serem consideradas culpadas por isso.

Todo dia é dia de compartilhar as tarefas de casa com a esposa – não ajudá-la, pois ajudá-la pressupõe que a obrigação é dela. Compartilhar com ela os afazeres da casa, com a consciência de que, se ambos trabalham fora, é justo que ambos cuidem da casa igualmente.

Todo dia é dia de olhar para dentro de si e refletir: será que tenho dentro de mim uma nesga de machismo? E tudo bem se tiver, pois estamos numa sociedade machista, patriarcal, a criação da maioria de nós foi esta, infelizmente.

Onde está este machismo? Nas pequenas atitudes? No sofá que assisto enquanto as mulheres da casa lavam a louça? No olhar invasivo que lanço sobre uma mulher que passa por mim na rua? Numa piadinha aparentemente inofensiva que faço, mas que só reforça estereótipos?

No olhar de surpresa que não consigo esconder quando vejo uma mulher exercendo um cargo de poder de uma grande empresa? Na minha surpresa quando vejo mulheres exercendo profissões “tipicamente masculinas”?

Agora, é hora de pensar: quanto estas atitudes me ajudam, ajudam as mulheres que amo e ajudam a sociedade a ser melhor? Será que eu poderia olhar para essas atitudes de um novo ângulo? Eu poderia, por exemplo, praticar a empatia e tentar me colocar no lugar de uma mulher e imaginar o que é o dia a dia dela, para ver se eu manteria todas as minhas atitudes.

Esse pequeno exercício de empatia pode nos ajudar a pensar diferente não só numa situação como esta, mas em qualquer situação em que haja duas pessoas em condições diferentes, sejam elas quais forem.

Posts relacionados