Workshop Técnicas de Facilitação e Apresentação
Facilitação, Muda o Mundo

Um treinamento leve, divertido e eficaz!

Recentemente dei um treinamento que teve um resultado muito impactante e emocionante, gostaria de compartilhar um pouco dessa experiência com você!

O Instituto ECOAR para a Cidadania foi quem me contratou para treinar Catadores de material reciclável que atuam como líderes nas Cooperativas integrantes da Rede Verde Sustentável, uma rede que agrega e alinha os esforços das cooperativas da região metropolitana oeste de São Paulo.

A liderança que treinei são multiplicadores que irão trabalhar diversos temas com os catadores das cooperativas, como prestação de serviços de coleta seletiva, gênero etc.

Meu papel foi deixá-los mais preparados para multiplicar esses conteúdos, por meio de um treinamento de técnicas de facilitação e apresentação leve, participativo e divertido!

Trabalhei com eles princípios fundamentais da aprendizagem de adultos, formas de envolver os participantes e mantê-los engajados e motivados, estruturar um treinamento eficaz e criativo e como se sentir mais confortável e confiante diante do público.

Bem na entrada, os participantes estavam um pouco tímidos e a reação imediata à primeira atividade proposta – que é bastante comum – foi acharem-se sem criatividade. Aos poucos, foram se sentindo mais à vontade e se soltando, conforme foram percebendo o ambiente seguro e confortável, convidativo à diversão. Logo mergulharam nos brainstorms, discussões, jogos e dinâmicas, questionando, trazendo exemplos, fazendo o exercício de aplicar os conceitos para si mesmos e trazendo-os para sua realidade diária.

E então, ao longo do processo, foram se sentindo mais confiantes, empoderados, percebendo que têm um grande potencial criativo dentro de si!

Tivemos, o tempo todo, uma troca incrível de energia e experiências que só fez aumentar o impacto do treinamento.

Aqui, você pode dar uma espiadinha em como foi esse encontro incrível:

 

Marina de Paula_OQ+
Uma dinâmica de quebra-gelo, trabalhando os lados direito e esquerdo do cérebro, e introduzindo o conteúdo do trabalho.

 

Marina de Paula_OQ+
Um “toró de ideias” – conhecido popularmente como brainstorm.

 

Marina de Paula_OQ+
Apresentação e discussão do toró de ideias. E o povo estava inspirado! :)

 

Marina de Paula_OQ+
E nas apresentações finais, saiu cada coisa incrível!

 

Marina de Paula_OQ+
Mostrando que cada pessoa conseguiu evoluir no sentido de se sentir mais confortável diante do público, mais preparada para estruturar uma apresentação com propósito e uma mensagem clara…

 

Marina de Paula_OQ+
Teve até grupo que fez apresentação em forma de teatro, sobre violência doméstica, pois este foi um dos temas tratados no treinamento!

 

Marina de Paula_OQ+
Aqui eu estava admirada com a qualidade das apresentações!

 

Marina de Paula_OQ+

 

No final, todos ficaram muito felizes, totalmente satisfeitos e sem dúvidas voltaram para casa com a certeza de estar muito mais preparados para encarar os desafios que têm pela frente!

E eu… Eu voltei com a sensação de missão mais que cumprida, transbordando com a troca de energia e experiências que tivemos, e mais uma vez com a certeza absoluta de que estou no caminho certo, de que estou alinhada com a minha essência e cumprindo a minha missão, e isso cada vez mais me realiza!

 

Se você gostou deste e de outros conteúdos do OQ+ e gostaria de ficar sempre por perto, assine a lista de e-mails OQ+ aqui.

Se você quer saber mais sobre meus treinamentos, processos de coaching e palestras, clique aqui.

E fique em contato comigo pelas redes sociais: Facebook, Instagram, YoutubePeriscopeTwitter, LinkedIn, Google+.

 

Posts relacionados