Muda o Mundo, Novidades

Projeto Escola de Bicicleta

Com o aumento do uso da bicicleta como meio de transporte nas grandes cidades, percebemos que muitas pessoas não sabem se comportar no trânsito, pedalando na contramão, em calçadas, sem iluminação, etc.

A solução para isso? Educação, claro.

Desde o dia 4 de Junho entrou em funcionamento o Programa Escola de Bicicleta, da Prefeitura de São Paulo. Trata-se de um projeto voltado para adolescentes de 12 a 15 anos, matriculados em um dos CEUs da capital e que visa a formação de ciclistas urbanos.

Todos os alunos participantes receberam treinamento para aprenderem a se comportar no trânsito, além da bicicleta e o equipamento de segurança necessário. A bicicleta, aliás, merece um parênteses. Com o quadro feito de bambu, além de sustentável é linda! Imagem

Os alunos realizam o trajeto casa/escola em grupo, acompanhados por um monitor, trazendo mais segurança a todos. Inicialmente o programa está acontecendo em apenas uma escola, mas a meta é se expandir para todos os CEUs até o fim do ano.

A inspiração vem da Holanda. Lá, as crianças aprendem na escola a andar de bicicleta e a se comportar no trânsito de um modo geral, passando inclusive por uma avaliação, como você pode ver aqui.

Este com certeza é um belo exemplo, que se fosse realmente seguido poderia melhorar muito a segurança no trânsito de nossas cidades!

Posts relacionados