Muda o Mundo, Mudança Comportamental

Cidades para pessoas

O projeto Cidade para Pessoas foi financiado no Catarse e busca trazer um novo olhar sobre alguns problemas tão comuns às grandes cidades.

Lá, dá pra ver uns vídeos bem legais que nos colocam para refletir sobre o quanto nossas cidades não são feitas para os próprios seres humanos, afastando e reprimindo a socialização e estimulando comportamentos e hábitos individualistas.

É muito bom ver que há cada vez mais pessoas se conscientizando da necessidade de uma mudança e, principalmente, agindo para isso.

Você também percebe esse movimento?

Amanhã, na ida ao trabalho, conte quantas pessoas vê de bicicleta.

Se usar o carro para se locomover, observe seu comportamento. Ele muda quando você entra na sua tonelada de aço, tal qual Pateta? Você fica mais agressivo que o normal? Respeita os pedestres? Respeita os ciclistas? É cortez no trânsito tanto quanto é com seu chefe?

Observe no seu dia-a-dia. Quantas vezes você cumprimenta um desconhecido despretensiosamente, apenas pelo prazer de dar um bom dia e receber um sorriso de volta?

Enfim, são tantas pequenas e grandes ações e observações que poderíamos listar aqui, que resultaria numa lista infindável…

O que importa, creio eu, é refletir: estou fazendo algo para transformar minha realidade, a dos que estão à minha volta, da minha sociedade? Se não, talvez seja hora de começar a agir…

Posts relacionados