Mudança Comportamental

Me Perdoe a Pressa

 

Dia desses eu estava conversando com amigos sobre a loucura em que estamos todos, correndo pra dar conta de tudo o que nos propusemos a fazer, ou mesmo do que não nos propusemos, mas temos de fazer! E parece mesmo que não há uma pessoa que não tenha essa sensação de que não dá tempo de fazer tudo, de que os minutos vão nos engolindo sem dó.

E aí, como tudo é sincronia, dei de cara com essa música do Paulinho da Viola que, apesar de já ter 4 décadas, parece mais atual que nunca!

Muitas vezes paro pra pensar: por que arranjamos tantos compromissos? Realmente precisamos passar tanto tempo fazendo determinadas coisas? Quais são nossas prioridades? Será que é preciso trabalhar tanto, a ponto de não ter tempo de ver os amigos e a família, de cuidar de si mesmo e dos outros, de se dedicar a outros projetos e interesses? Quem nunca chegou no fim-de-semana, tinha tanta coisa que queria fazer com amigos e família, mas o corpo se recusou e quis simplesmente ficar quieto e descansar? (Bem, aí entramos em outra discussão bem longa, que é a culpa que sentimos quando estamos simplesmente descansando, o julgamento que existe quando a pessoa não está a fim de virar fins-de-semana e feriados trabalhando, etc, etc, etc… Mas isso precisa ficar pra outro post!)

Com frequência sinto isso e tento parar pra rever meu ritmo e minhas prioridades. Este blog, por exemplo, é um projeto que surgiu de algumas necessidades de comunicação, de mobilização… Mas ficou sozinho, sozinho, por uns 5 meses! Simplesmente porque estava com mil outras prioridades e não dava conta… Agora é que estou retomando, com o apoio da Letícia Lelot, que agora entrou como autora também, ufa!
Tenho sempre tentado fazer o exercício de analisar como estou encaminhando minha vida, pra onde, em que passo, para quê… Acho que, se a gente consegue fazer esse exercício constantemente (e agir com relação a isso, claro), dá pra melhorar bastante essa sensação de atropelo. Mas não é um exercício fácil, exige frequência e persistência!
Que tal começar esta semana?
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=IEUPH1A7YkM]
Sinal Fechado
Paulinho da Viola

Olá, como vai ?
Eu vou indo e você, tudo bem ?
Tudo bem eu vou indo correndo
Pegar meu lugar no futuro, e você ?
Tudo bem, eu vou indo em busca
De um sono tranquilo, quem sabe …
Quanto tempo… pois é…
Quanto tempo…
Me perdoe a pressa
É a alma dos nossos negócios
Oh! Não tem de quê
Eu também só ando a cem
Quando é que você telefona ?
Precisamos nos ver por aí
Pra semana, prometo talvez nos vejamos
Quem sabe ?
Quanto tempo… pois é… (pois é… quanto tempo…)
Tanta coisa que eu tinha a dizer
Mas eu sumi na poeira das ruas
Eu também tenho algo a dizer
Mas me foge a lembrança
Por favor, telefone, eu preciso
Beber alguma coisa, rapidamente
Pra semana
O sinal …
Eu espero você
Vai abrir…
Por favor, não esqueça,
Adeus…

Posts relacionados